STEVEN TYLER (cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário e filantropo), conhecido principalmente como vocalista da banda Aerosmith, nasceu em New York no dia 26 de março de 1948. Seu pai, Victor A. Tallarico, era pianista clássico e filho de italianos e gemânicos. Sua mãe, Susan Ray, era secretária e filha de poloneses e ingleses.
Desde criança, Steven Tyler costumava se esconder debaixo do piano para ouvir seu pai tocar. Na adolescência, faltava as aulas alegando que sofria bullying dos colegas, mas em verdade, suas faltas eram para ver os ensaios das bandas de Nova Iorque. Foi nessas fugas que ele passou a se interessar por outros instrumentos musicais, como gaita, bateria e guitarra.
Steven Tyler não era bem-visto no círculo social escolar por conta das suas extravagâncias, chegando a beber uma dose de uísque todos os dias antes de ir para a escola. Suas primeiras aparições nos palcos foram como membro da banda de seu pai, em apresentações no resort onde a família passava férias.
Em 1969, Steven Tyler foi passar férias em Sunapee, New Hampshire e lá conheceu Joe Perry em uma lanchonete. Joe, que já havia escutado as gravações da banda de Tyler, o convidou para vê-lo tocar com sua própria banda, a Jam Band, na mesma noite e lugar em que a Chain Reaction também tocaria. De imediato Steven Tyler se encantou com os solos e acordes de Perry e então decidem juntar as duas bandas, formando o quinteto que viria a ser o Aerosmith.
Na década de 1970, a nova banda (Aerosmith), lançou diversos álbuns clássicos do hard rock, como “Toys in the Attic e Rocks”. No show business, Steven Tyler ganhou destaque por seus vocais únicos e inusitados, o que lhe renderam o apelido de Demon of Screaming (Demônio da Gritaria) e também por suas acrobacias sobre o palco durante suas performances enérgicas, nas quais se veste de forma estravagante, com roupas coloridas e brilhantes, além de utilizar seu tradicional microfone adornado com lenços bastante coloridos para .
No fim dos anos 1970, a banda fazia tanto sucesso quanto Led Zeppelin e Rolling Stones. Seus cinco primeiros discos venderam milhões de cópias, rendendo-lhes diversos prêmios. Mas, internamente, o convívio entre os membros do grupo estava péssimo, pelo uso constante de drogas. Naqueles anos, Steven Tyler e Perry, foram apelidados de Toxic Twins (Gêmeos Tóxicos) por conta do uso abusivo de estimulantes e heroína. Ambos discutiam até mesmo em cima do palco durante apresentações. A relação entre ambos foi extensivamente documentada em diversos programas e documentários sobre a história da banda. O ápice da rivalidade foi uma briga entre as esposas de Joe e do baixista Tom Hamilton nos bastidores do festival World Series of Rock, no dia 28 de julho de 1979. Steven defendeu a esposa de Hamilton e Perry deixou o Aerosmith. O álbum Night in the Ruts foi lançado poucos meses depois, já com a participação de seu substituto, Jimmy Crespo, mas sob críticas negativas e vendas muito abaixo do esperado.
No fim daquela década e no início da seguinte, Steven Tyler suportou um pesado vício em álcool e drogas, enquanto a popularidade da sua banda declinava. No outono de 1980, Steven sofreu ferimentos graves em um acidente de moto, o que o hospitalizou por dois meses e o impediu de gravar ou realizar shows até o ano seguinte. Após passar por diversas clínicas de reabilitação em 1986, Steven Tyler conseguiu se reorganizar na vida e manteve-se sóbrio por mais de 20 anos, embora tenha adquirido um novo vício em analgésicos no fim da década de 2000, o qual conseguiu tratar com sucesso em 2009.
Em 1993 a banda lança o álbum Get a Grip, que tornou-se seu maior sucesso comercial mundial, vendendo mais de 20 milhões de cópias. Esse album, incluindo Livin’ on the Edge, Cryin’, Eat the Rich, Amazing e Crazy lhes renderam 2 Grammys, 4 MTV Video Music Awards, 2 American Music Awards, 1 People’s Choice Award e 1 Billboard Award. Com a demanda em alta por shows, o Aerosmith começa sua maior e mais extensa turnê, realizando mais de 240 shows em mais de 30 países. Foi quando, pela primeira vez, a banda fez shows no Brasil, headliners do festival Hollywood Rock em São Paulo e Rio de Janeiro.
Infelizmente, Steven Tyler sofreu uma convulsão após o show no São Paulo Trip e retornou aos Estados Unidos. Após cancelar os últimos shows da turnê pela América Latina, Steven Tyler enviou um comunicado aos seus fãs: “Por favor, não se preocupem. A minha vida não está ameaçada, mas preciso lidar com isso imediatamente, descansar um pouco, receber cuidados médicos imediatamente para sustentar e manter minhas futuras performances. Eu prometo que voltarei”.
Após 50 anos do início de sua carreira, Steven Tyler tornou-se uma personalidade muito querida pelo público e mundialmente aclamada, sendo considerado um ícone pop de grande relevância e reconhecido por grandes premiações, passando a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame e sendo incluído na lista dos 100 maiores cantores da história pela revista Rolling Stone.
Em 2010 Steven Tyler escreveu a sua autobiografia, que se tornou best-seller, chegando a vender milhões de livros.
Para tristeza dos amantes do Rock, no alvor dessa sexta-feira (02 de agosto de 2024) a rapaziada da banda Aerosmith, anunciou no Instagram o final de um percurso realizado após 50 anos de carreira. A decisão de encerrar definitivamente as atividades da banda, ocorreu após Steven Tyler, vocalista, admitir publicamente que a grave lesão nas suas cordas vocais não tem mais cura.
Eis o post do membros da Banda:
“Foi em 1970 que uma faísca de inspiração se tornou o Aerosmith. Graças a vocês, nosso Blue Army, essa faísca pegou fogo e vem ardendo em chamas há mais de cinco décadas. Alguns de vocês estão conosco desde o início e todos vocês são a razão pela qual fizemos história no Rock ‘n’ Roll. Tem sido a honra de nossas vidas ver nossa música se tornar parte da vida de vocês. Em cada clube, em cada turnê massiva e em momentos grandiosos e privados, vocês nos deram um lugar na trilha sonora de suas vidas. Sempre quisemos surpreendê-los quando estamos nos apresentando. Como vocês sabem, a voz de Steven Tyler é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para recuperar sua voz ao estado de antes da lesão. Vimos ele lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado. Infelizmente ficou claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão difícil e dolorosa, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos, das turnês. Estamos imensamente gratos a todos que estavam empolgados para cair na estrada conosco uma última vez. Gratos à nossa equipe de especialistas, à nossa equipe incrível e às milhares de pessoas talentosas que tornaram possíveis nossas turnês históricas. E um agradecimento final a vocês – os melhores fãs do planeta Terra. Toquem nossa música bem alto, agora e sempre. ‘Dream On’. Vocês realizaram nossos sonhos”.
Com esse decisão, podemos imaginar o impacto sobre seus amigos do Aerosmith, vendo a tristeza escorrendo nos fios da barba de um ídolo que caminha rumo ao fim de uma estrada de sucessos sem fim. Vendo o destino e as extravagâncias obrigarem Tylel a se calar definitivamente para que sua voz e sua música possa existir até o fim dos tempos.
E quem de nós, amantes do Rock, haverá de esquecer dessa interpretação memorável, estupenda e emocionante de Steven Tyler, no ano de 2010, um tributo ao seu amigo, Paul McCartney, no Kennedy Center Honors. Clque no link abaixo e sinta as vibrações que emanam das cordas vocais de Tyler para gáudio do seleto público e mais inda de seu ídolo, Paul McCartney.
https://www.youtube.com/watch?v=KNE2bpE-DIE
Ruy Câmara