Leia 2 Capítulos
Compre Agora
Título: CANTOS DE OUTONO, Romance da Vida de Lautréamont
Autor: RUY CÂMARA
Editora: Editora Record – Rio de Janeiro, Brasil
ISBN: 85-01-06488-2
Numero de páginas: 458
Sinopse
CANTOS DE OUTONO, o Romance da Vida de Lautréamont, conta a história de um jovem escritor que aos 2 anos de idade testemunha o suicídio de sua mãe numa noite natalina. Aos 13 anos, devido às pestes e guerras na América do Sul, ele é enviado à França pelo cônsul, François Ducass, seu pai. Lá, ele sofre crises de angústia terríveis e passa a maior parte de sua adolescência como prisioneiro nos liceus imperiais de Tarbes e Pau, nos pirineus franceses. Órfão, carente de afetos e perseguido pelos professores do internato, a ideia de vingança vem à tona. Aos 18 anos ele abandona os estudos, rompe com o pai e escreve um livro de poemas em prosa que só mais tarde irá inseri-lo no rol dos grandes autores universais. Apesar da solidão e do abandono, o ódio que ele sente pelo mundo e pelo pai, não resiste a um naco de afeto. Não é um ódio legítimo. Aos 24 anos estoura a guerra franco-prussiana e seu pai vai à falência no Uruguai, país que também está em chamas. Profundamente deprimido com a carnificina que avoluma os cadáveres nas ruas de Paris, o jovem poeta passa a viver em sua redoma de tédio, fazendo da literatura o refúgio da sua fuga e lutando numa guerra cruenta contra a depressão e o suicídio. Será que ele sobreviverá ou vai dar fim à própria vida?
Prêmios
1º Finalista do Prêmio JABUTI 2004 – Câmara Brasileira do Livro
Melhor Romance de Ficção 2004 – Academia Brasileira de Letras
Melhor Romance Traduzido 2009 – Asociatia Scriitorilor Bucuresti, Romênia
Crítica Internacional
Cantos de Outono é um romance monumental, aterrador e comovente. Nos dois últimos séculos, grandes nomes da literatura universal intentaram, em vão, reconstituir a enigmática trajetória do poeta e escritor Isidore Ducasse, o Conde de Lautréamont (1846-1870), mas quem conseguiu penetrar nos abismos do seu universo e desvelou um antiuniverso obscuro, descontínuo e não menos trágico que a realidade, foi o romancista brasileiro Ruy Câmara, que estréia neste início de século como que determinado a inspirar as gerações futuras de autores ficcionistas. (Gerardo Mello Mourão – Poeta)
Eis uma obra genialmente bem escrita, esteticamente perfeita, que pode ser apreciada por todas as gerações e em todas as línguas e países do planeta (Ziarul Financial, Romênia)
CANTOS DE OUTONO é um romance povoado de problemas, conflitos e abrange todos os caracteres humanos. O autor escreveu uma obra-prima literária, que fala a uma audiência internacional sobre o melhor e o pior da natureza humana. Combinando um bom equilíbrio entre a literatura, história e drama humano, Ruy Câmara estreia com um romance totalmente original e deslumbrante que irá agradar os amantes da literatura universal, bem como os leitores da histórica e épica saga ficcional. Escrito em prosa poética visual e hipnotizante, os leitores vão encontrar nesta obra extraordinária muita coisa que irá cativar excitar e revigorar a sua imaginação. Ruy Câmara escreveu uma obra apaixonante, lírica e profunda, que fala de valores humanos universais, portanto, digna de um público internacional. Este é um romance atemporal, que vai encantar os amantes da ficção literária e vai cativar a quem saboreia uma grande história bem narrada. CANTOS DE OUTONO (THE LAST SONGS OF AUTUMN) é uma leitura obrigatória para qualquer fã sério de ficção internacional. (Amazon.com USA)